domingo, 1 de dezembro de 2013

Sou fascinada por tudo o que o Natal envolve #3

E os adventos são uma dessas coisas...
Todos os anos, chegados a esta época, surgem lá por casa dois adventos, que a mãe compra para mim e para o mano. Mesmo não apreciando chocolate por aí além, sabe-me tão bem abrir uma janelinha todos os dias, comer o chocolatinho e ir tendo a noção de que o Natal se aproxima cada vez mais!
Com o início de Dezembro à porta o advento deste ano já chegou!!

E sempre que me lembro do advento, lembro-me também do desgosto que tinha quando descobria que o meu primo {um traquina do piorio quando era pequeno} me tinha comido uns quantos {incluíndo sempre o do dia 24, que é maior do que todos os outros}. Acontecia o mesmo todos os anos, sempre que ia a minha casa, na altura do Natal... até que aprendi a escondê-lo quando sabia que ele estava para chegar {isto quando chegava com aviso prévio...}. E a minha mãe aprendeu a oferecer também um aos sobrinhos.

Um dia hei-de oferecê-los aos meus filhos todos os anos e manter esta tradição!

Este é o meu e desde hoje já tem uma janelinha aberta.





Mas há tantas ideias giras para fazermos a contagem decrescente dos dias que faltam para o Natal e algumas bem simples de serem feitas por nós. Ora espreitem:








Às vezes dou por mim a usar certas palavras sem pensar no seu verdadeiro significado e de onde vêm. E o caso de "advento" é um deles... 
"O Advento (do latim Adventus: "chegada")é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos." {daqui}

Sem comentários:

Enviar um comentário