segunda-feira, 12 de maio de 2014

Por aí ... | Escapadinha de Páscoa #4

Duas semanas depois venho contar-vos como foi a nossa {mini} escapadinha de Páscoa, o meu presente de aniversário para o T.

Se pensávamos sair de casa bem cedinho para aproveitar a manhã, rapidamente o cenário previsto mudou. A chuva chamou a preguiça que se apoderou de nós. Se há coisa que me chateia é viajar com tempo "ranhoso". Parece que tudo perde algum do seu encanto e a disposição não é a mesma.
Mas como para o passeio estamos sempre prontos, lá partimos, debaixo de uma chuva torrencial.
Optamos por ir fazendo várias paragens pelo caminho, num roteiro pensado ao pormenor {como eu adoro fazer roteiros e idealizar viagens!!!}, mas que, devido à adversidade das condições climatéricas e à minha reduzida noção do tempo {tenho sempre esperança que o tempo estique e dê para tudo e mais alguma coisa} foi sendo alterado durante a viagem. 

Apreciando as paisagens {mesmo que cinzentas e molhadas}, fomo-nos dirigindo à nossa primeira paragem: Amarante, uma cidade que aprecio bastante, com um centro histórico muito bonito {os arredores é que nem tanto}. Essencialmente fomos vagueado pelo centro da cidade, mas também tivemos oportunidade de visitar o interior do Museu Amadeo de Souza Cardoso. Com pena minha, a Igreja de São Gonçalo estava fechada, para obras, suponho, pois tinha andaimes na fachada. E rematamos a paragem em Amarante com um almocinho maravilhoso e mesmo ao nosso gosto {petiscos} numa tasquinha muito muito gira: a Adega Kilowatt. Antes de partirfizemos ainda uma breve paragem na Confeitaria da Ponte para trazer uns deliciosos "souvenirs".






Se o percurso anterior foi feito pela autoestrada, desta vez optamos por fazê-lo pela estrada nacional, rumo a Lamego, admirando a bela paisagem do Douro vinhateiro, com os inconfundíveis sucalcos.



Também Lamego não foi novidade para mim, porque já várias vezes lá estive, uma vez que foi a cidade onde a minha Avó paterna passou parte da sua infância e juventude e, portanto, bastante visitada em "percursos" familiares. Quando incluí Lamego no roteiro, pensei essencialmente em visitar o belíssimo Santuário de Nossa Senhora dos Remédio, que acho lindíssimo e com uma envolvente fantástica. E assim foi, subimos directamente ao Santuário, num percurso em "S", ladeado de um lindo arvoredo.
Tal como em todos os locais, e gulosinhos que somos, tivemos de fazer uma paragem estratégica para apreciar uma das iguarias mais típicas de Lamego: as bôlas.





De Lamego seguimos em direcção a Vila Real, não sem antes fazer um desvio estratégico para São Leonardo da Galafura, onde há um miradouro que queria muito visitar {provavelmente já lá tinha estado num dos tais passeios de família, mas, sinceramente, não me lembrava}. É um desvio um bocadinho agreste, com curvas e contracurvas numa estrada muito estreita, mas valeu muuuuito a pena.



A noite já se aproximava e o cansaço já se fazia notar, pelo que seguimos, cheios de vontade de chegar, ao nosso "poiso": um bungalow no Natur Water Park, que se revelou uma excelente aposta. Apanhei uma promoção fantástica na Odisseias e, mal a vi, decidi que seria ali que íamos pernoitar, mesmo sem conhecer o espaço. Não é um alojamento luxuoso, mas isso também não era o que procurava. É acolhedor, simpático, limpo, rodeado de natureza, muito agradável e com um conceito muito giro para férias em família, especialmente com crianças e no Verão.



Depois de alojados, foi tempo de tomar um revigorante banho e levá-lo a Vila Real para comer uma das melhores francesinhas que conheço, no Cardoso. E a prova foi superada! Também o T. adorou e ainda hoje fala nelas.  
Voltamos à nossa "cabaninha encantada" para descansar e preparar o corpo para o dia seguinte.

Mais uma vez acordamos mais tarde do que o previsto. Tomamos um cafezinho na esplanada do bar e, já que ali estávamos, aproveitamos para visitar a quintinha pedagógica do parque



De seguida demos uma voltinha curta por Vila Real e paramos numa lojinha que conheço para trazer um Folar e umas alheiras {segundo o T., as melhores que já comeu... que nisto de conhecer os melhores sítios para comprar comidinha a minha Avó não falha!} e rumámos ao Alvão, para visitar a aldeia de Lamas de Olo, com as suas típicas casas de xisto. Não sei se é uma daquelas traidoras memórias de infância ou se realmente mudou nos últimos anos, mas Lamas de Olo não me pareceu tão típica e rural como em tempos... Mas, mesmo assim, é um sítio muito bonito, onde para além das casinhas pudémos admirar as paisagens rochosas mas verdes do Alvão.
E claro que tivemos de parar para petiscar na Cabana, mais uma memória de infância!



O regresso era previsto ter sido feito pela zona de Vidago e Chaves mas, como já não era cedo e mais uma vez o tempo estava feioso, decidimos fazer a viagem de volta por Vieira do Minho, em direcção a Braga. O outro percurso terá de ficar para uma próxima visita.
Em Braga ainda paramos na Spirito, que eu tinha muita curiosidade em conhecer e andava a "namorar" há imenso tempo. E que deliciosa paragem!!! O espaço é muito giro e tem uns cupcakes de comer e chorar por mais!



Foram dois dias muito agradáveis, que deram para relaxar e preparar as semanas que se aproximavam, que sabíamos difíceis.
Ficou a vontade de fazer mais escapadinhas do género, para fugir à rotina e conhecer um bocadinho melhor o nosso belo país!

Sem comentários:

Enviar um comentário